ILHABELA
Parte da face norte de Ilhabela, voltada para o Canal de São Sebastião
Parte da face norte de Ilhabela, voltada para o Canal de São Sebastião - crédito: Ronald Kraag / Divulgação Prefeitura de Ilhabela

Fascinante pela exuberância da natureza, que reúne Mata Atlântica, restingas e manguezais, pelo relevo geográfico acidentado, pela costa muito recortada e pelo vento constante, Ilhabela localiza-se no litoral norte do estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital.

Portão da Casa 658
Sede do Parque Estadual de Ilhabela, antiga Casa da Câmara, Fórum e Cadeia - crédito: Divulgação Prefeitura de Ilhabela

Em frente aos municípios de São Sebastião, a noroeste, e Caraguatatuba, a norte, é uma cidade arquipélago com 348,3 km² de área, mais de 22 quilômetros de extensão entre a Ponta das Canas , ao norte, e a Ponta da Sela, ao sul, onde a Ponta do Boi avança oito quilômetros mar adentro.

Com 18 quilômetros de comprimento e de dois a cinco quilômetros de largura, o Canal de São Sebastião, muito frequentado por praticantes de vela, windsurf e kitesurf, separa Ilhabela do continente.

O arquipélago é formado pelas ilhas dos Búzios, da Vitória e dos Pescadores, habitadas, pelas ilhotas das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas, entre outras ilhotas e lajes, e pela ilha de São Sebastião, a maior delas, e a segunda maior ilha marítima do Brasil, onde fica a área urbana.

A Ilha de São Sebastião impressiona pela vastidão de suas montanhas, onde estão o Pico de São Sebastião, com 1.379 metros de altitude, o Morro do Papagaio, com 1.307 metros, e o Morro da Serraria, com 1.285 metros.

Intitulada oficialmente Capital Nacional da Vela, pelo grande número de competições da modalidade que abriga, Ilhabela encanta pela conservação da Mata Atlântica, respaldada pelo Parque Estadual de Ilhabela, que abrange 85% do município, criado em 1977.

Com 128 quilômetros de orla, a cidade tem 39 praias, muitas prainhas selvagens localizadas aos pés dos penhascos, um grande número de córregos, riachos, rios e 365 cachoeiras.

Na face urbana, à beira do canal, Ilhabela oferece bom comércio, toda a modernidade dos serviços contemporâneos, excelentes opções gastronômicas, beach clubs, bares, boates, lojas de artesanato caiçara e obras de artesãos estrangeiros que vivem ali.

A cidade também é famosa pela constância de eventos esportivos e artísticos lá realizados, sendo a Semana da Vela, em julho, o mais famoso deles. Mas há muitos outros, especialmente musicais. E cada vez mais seu cenário encantador recebe casamentos de noivos de outros locais.

Já a face voltada para o oceano, de difícil acesso e bem pouco habitada, atrai os amantes da natureza, da náutica, do mergulho, atraídos inclusive pelos vários navios naufragados ali no passado, e do surf.

Chegar lá não é fácil, a não ser navegando. Outras opções são longas trilhas a pé, como a de cerca de cinco horas que leva à praia do Bonete, com cachoeiras no caminho, ou aventuras offroad de uma hora a bordo de veículos 4x4, os únicos que conseguem chegar à Baía dos Castelhanos, onde se concentram os poucos moradores da face da ilha voltada para o oceano aberto.

Assim, o que não falta em Ilhabela é o que fazer, tenha o visitante espírito esportivo - para velejar, mergulhar ou pescar; aventureiro - são muitas as opções de passeios, de bike a escunas e jipes; ou pacato - mais interessado em pegar uma boa praia de fácil acesso, vivenciar aventuras gastronômicas, e bater pernas descompromissadamente pela Vila, o centrinho de lazer da cidade.

Enjoy it!

Praia de Santa Tereza
Praia de Santa Tereza, no bairro da Casa 658 - crédito: Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Praia do Perequê
Praia do Perequê, na entrada da cidade - crédito: Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Vista do Canal de São Sebastião
Vista do Canal de São Sebastião - crédito: Ronald Kraag / Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Vista da Vila
A Vila, centrinho de lazer e gastronomia, vista do mar - crédito: Gustave Gama / Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Vista da Vila
Vista da Vila - crédito: Daniel Molinari / Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Rua do Meio, na Vila
Rua do Meio, na Vila - crédito: Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Praia de Garapocaia
Praia de Garapocaia, também chamada Pedra do Sino ou Praia do Sino - crédito: Gustave Gama / Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara - crédito: Ronald Kraag / Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Cachoeira da Laje
Cachoeira da Laje - crédito: Ronald Kraag / Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Cachoeira da Lage
Competição de vela no Canal de São Sebastião - crédito: Divulgação Prefeitura de Ilhabela
Parte da face norte de Ilhabela, avistada do Canal de São Sebastião
Parte da face norte de Ilhabela, avistada do Canal de São Sebastião - crédito: Estela Craveiro
©2016 - Casa 658 Todos os direitos reservados   CONTATOS: 55(11)9-9162-0475 - 55(11)9-8106-9373 - contato@casa658.com Produzido por Estela Craveiro Jornalismo e Sites